Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Bookish by the sea

Bookish by the sea

Apresentações literárias

Cláudia, 15.09.22

Olá, 

O meu nome é Cláudia e esta é provavelmente a minha milésima tentativa de ter um blogue. 

Nunca fui muito boa nesta coisa de manter registos regulares... mas tenho lido um número absurdo de livros e preciso de um sítio para partilhar as minhas ideias que seja mais do que um efémero e curto post no Instagram (ou pior, um vídeo no TikTok que mal raspa a superfície!).

A minha história com a leitura é a mesma que a de muitas pessoas, mas com um twist. A minha mãe sempre trabalhou numa editora e por isso eu sempre estive rodeada de mais livros do que será humanamente possível ler nesta vida (e provavelmente na próxima também). 

Com um fluxo constante de novos títulos sempre a entrar lá em casa, as histórias e livros sempre foram um lugar familiar.

Todos na minha família têm histórias para dar e vender sobre como eu era bastante chatinha na hora de pedir para me lerem os meus contos preferidos quando era pequena. Tipo de puxar as orelhas dos adultos quando eles, cansados, tentavam encurtar as histórias que eu já sabia de cor. 

Ainda assim, acho que só descobri pela primeira vez as maravilhas de ler sozinha quando tinha talvez uns dez anos, com um livro da coleção "Os sete" (ou seria "Os cinco"?) da Enid Blyton (e sim, acabei de descobrir que o nome desta autora se escreve com um E e não com um G, como sempre achei a minha vida toda por causa da forma como ela assina os livros).

A minha paixão séria pelos livros... bem essa teve outra impulsionadora. Como a maioria das raparigas que passaram pela adolescência na década de 2010, fui apanhada pelo efeito Twilight. Sem vergonhas! Por muito estranho que todo o fenómeno pareça hoje, estou de facto grata à Stephanie Meyer, porque foi nas páginas dela que me tornei numa verdadeira leitora compulsiva.

Infelizmente, e tal como é a experiência de muitos de nós amantes de livros, com o passar dos anos, a escola, o trabalho e sobretudo as séries meteram-se no caminho e desviaram as atenções da literatura. Por muito que me continuasse a identificar como uma leitora, foram muitos os anos passados com pouco entusiasmo pela leitura e voltas inteiras ao sol em que só li um ou dois títulos.

No meio de toda a incerteza e coisas más que a pandemia trouxe, a mim mostrou-me também o caminho de volta aos livros. Redescobri a capacidade de viajar e me perder em mundos diferentes, com personagens que nos deixam investidos e histórias que nos comovem.

Desde então nunca mais parei. Hoje leio mais do que alguma vez li, consumo conteúdo sobre livros (que passaram a dominar o meu algoritmo em todas as redes sociais), comecei a estabelecer desafios pessoais, tbr e os consequentes buying bans (I really have no shelf control ihih).

Este vai ser o meu cantinho para partilhar o que ando a ler (e tudo o que com a leitura esteja relacionado).

À falta de melhores palavras de despedida, deixo-vos com desejos de boas leituras...

... e que o vosso novo livro favorito vos encontre em breve!

 


3 comentários

Comentar post