Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Bookish by the sea

Bookish by the sea

Julho 21, 2023

Li este livro com um ano de atraso. O plano inicial era ter sido uma leitura de junho de 2022, mas deixei passar o mês e na minha cabeça não fazia sentido nenhum ler um livro com "junho" no título em qualquer outra altura do ano. 

IMG_5997.jpg

Posto isto, entrei nesta história a saber muito pouco ao que ia. Sabia que as duas personagens eram escritores e negros. A ideia de livros passados no universo literário fascina-me. Ler mais livros de autores não-brancos tem sido algo que eu tenho tentado fazer mais vezes.

"Sete Dias em Junho" é um livro que toca em muitos pontos importantes. Fala de questões sobre racismo, sobre traumas familiares, abuso de substâncias, auto-mutilação, pobreza, descriminação, doenças crónicas, feminismo, parentalidade a solo, entre outros.

Parece uma cocktail de temas da cultura woke e, até certo ponto, é. A experiência de leitura não sai prejudicada com isso, pelo contrário. Não deixamos de torcer pelas personagens principais, de ficar investidos nas suas histórias. E surpreendentemente, a autora ainda consegue lá pelo meio encaixar cenas bastantes gráficas de smut.

O meu problema com esta obra é que este é um livro que quer tocar tantos temas que acaba a parecer uma checklist. Há temas mais desenvolvidos do que outros pelo simples facto de serem mencionados mais vezes. Mas em 286 páginas é simplesmente impossível desenvolver todos os temas a que a autora se propõe. As últimas páginas são literalmente a narração de um verão através de curtos episódios soltos, o que é particularmente frustrante porque passamos um livro inteiro a ler sobre esta fascinante história traumática das mulheres que antecederam a protagonista para ser tudo despachado em meia dúzia de linhas. Essa para mim era a verdadeira história que eu queria ver contada.

2 comentários

Comentar post

O que ando a ler

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D